background element 2 element 3 element 4 element 5 element 6 element 7 element 8
De olho na COP 30, que colocará o Brasil no centro do debate mundial sobre mudanças climáticas, Fortaleza reafirma seu protagonismo na agenda ambiental com a realização do "Diálogos Rumo à COP30".

Onde

Centro de Eventos
do Ceará
Salão PECÉM
Avenida Washington Soares, 999 Edson Queiroz
Fortaleza, CE
Ver mapa

Quando

Data: 10/09/2025

Horário: 8h - 17h30

Programação

Por que Fortaleza?

Inserida no Nordeste brasileiro, região historicamente vulnerável aos impactos climáticos, Fortaleza representa um símbolo da resiliência climática do semiárido brasileiro.

A cidade tem implementado políticas pioneiras em: mobilidade sustentável, transição energética justa, preservação dos oceanos, preservação das zonas costeiras, inclusão social e resiliência climática.

Sessão de Abertura Diálogos Rumo à COP 30
Início 9h
Descrição

A Sessão de Abertura dos Diálogos conta com a presença do Diretor de Implementação da C40, Gabriel Tenenbaum, e do Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, para a assinatura do Memorando de Entendimento entre a C40 e a Prefeitura municipal. O Prefeito Evandro Leitão convida a sociedade, empresas, governos locais e parceiros nacionais e internacionais a dialogarem sobre o papel das cidades no enfrentamento à emergência climática. Reforçando o protagonismo de Fortaleza na diplomacia climática municipal – especialmente as do Nordeste – para promover municípios mais inclusivos, justos e resilientes às mudanças climáticas.

Participantes
Evandro Leitão
Prefeito de Fortaleza
Gabriella Aguiar
Vice-prefeita de Fortaleza
João Vicente
Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza
Vilma Freire
Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará
Artur Bruno
Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza
Gabriel Tenenbaum
Diretor de Implementação para a América Latina na rede C40
PAINEL 01 O Futuro é Inclusivo e Sustentável
Início 10h30
Descrição

Este painel reúne líderes, governo local, ativistas ambientais e climáticos, além de representantes da juventude e de povos indígenas, para ampliar o debate multissetorial sobre a intersecção entre inclusão social, justiça climática e desenvolvimento sustentável. O objetivo é destacar a necessidade de políticas e ações que não deixem ninguém para trás. Garantir justiça climática e equidade nas cidades é um desafio, especialmente porque os impactos das mudanças climáticas são sentidos de forma desigual. Por isso, a Prefeitura de Fortaleza abre espaço para incluir essas vozes essenciais nos diálogos. Um futuro verdadeiramente sustentável só será possível se for inclusivo, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas e que os benefícios da transição ecológica sejam compartilhados de forma democrática e justa.

Participantes
Graduanda em Engenharia Civil na UFC, educadora e ativista periférica no tema de cidades justas e inclusivas. Fundadora da Ruma, embaixadora climática do grupo jovem do Banco Mundial (MTECAP), fellow do Vozes que Inspiram da Vital Voices Global Partnership, representante da Caatinga no Comitê Participativo da Presidency Youth Climate Champion da COP 30 (PYCC).
Sabrina Cabral
Representante da Caatinga no Comitê Participativo da Presidency Youth Climate Champion da COP30 (PYCC)
Nomeada como uma das referências em Justiça Climática no Brasil pela Um Só Planeta. Mestre em Justiça Climática pela University of Birmingham UK. Especialista em Sustentabilidade e Inovação pela Schumacher College. Bacharel em Direito e Advogada Climática. Co-fundadora da Youth Climate Leaders. Co-fundadora da LACLIMA. TEDx Speaker, professora, palestrante internacional.
Flavia Bellaguarda
Cofundadora e Diretora Presidente da LACLIMA
Hannah Kim é especialista sênior em desenvolvimento urbano, com mais de quinze anos de experiência em infraestrutura urbana, finanças públicas e descentralização. Integra a equipe de desenvolvimento urbano, gestão de desastres e solo na América Latina e Caribe, com foco no Brasil e em El Salvador. É cidadã sul-coreana, criada na República Dominicana. Possui mestrado em Assuntos Públicos pela Universidade Princeton e bacharelado em Ciência Política pelo Davidson College.
Hannah Kim
Especialista sênior em Desenvolvimento Urbano pelo Banco Mundial | América Latina e Caribe
Fonoaudióloga, especialista em Sistemas de Gestão Integrados e em Mediação e Práticas Sistêmicas Restaurativas. Mestre em Gestão em Saúde (UECE) e mestranda em Ciência Política (Universidade de Lisboa), atua em Gestão de Saúde e Responsabilidade Social, com foco na inclusão. Como primeira-dama da ALECE, idealizou iniciativas sociais e inclusivas. Desde 2025, é primeira-dama de Fortaleza, liderando projetos como Infância Viva, Espaço Girassol e Fortaleza Inclusiva.
Cristiane Leitão
Presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, idealizadora do Espaço Girassol e primeira-dama
Fernanda Kamekran, Diretora de povos tradicionais no Diretorio Central dos Estudantes (DCE), membra do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas e do fórum indígena da Universidade Federal do Ceará. Integrante do coletivo Sarigueia Akangatu e direção nacional do coletivo Pajeú.
Fernanda kramekrã
Diretora na cadeira de povos tradicionais do diretório central dos estudantes da Universidade Federal do Ceará
Teka Potyguara é líder, professora e cantora indígena do Ceará. Diretora da Escola Povo Caceteiro e mestra da cultura, atua na unificação de etnias através do movimento POTYGATAPUIA, na preservação da língua tupi e na valorização dos saberes ancestrais, unindo educação, saúde indígena e música. Professora indígena, ensina a língua tupi e as tradições ancestrais como Mestra da Cultura e guardiã dos saberes do seu povo.
Teka Potyguara
Mestra da Cultura e Diretora da Escola Povo Caceteiro
Catadora de materiais recicláveis desde 2012, atua na defesa dos direitos da categoria e na promoção da reciclagem inclusiva. Atualmente, exerce a função de coordenadora da Rede de Catadores do Estado do Ceará, fortalecendo a organização coletiva e a representatividade do movimento.
Leina Mara
Coordenadora da Rede de Catadores do Estado do Ceará
PAINEL 02 Oceano, Cidade e Cooperação Internacional
Início 11h30
Descrição

Fortaleza, como cidade modelo na gestão municipal da Economia Azul, discute o papel estratégico das cidades costeiras na governança dos oceanos, explorando como parcerias nacionais e internacionais podem impulsionar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável por meio da Economia Azul, garantindo novos postos de trabalho, a valorização do ecossistema marinho e seu papel frente à adaptação climática. Fortaleza emerge como protagonista na relação entre oceanos, desenvolvimento urbano e cooperação internacional, posicionando-se como modelo de governança costeira sustentável no Brasil, ao implementar a primeira agência municipal voltada exclusivamente ao tema. Compreendendo sua vocação natural, com seus 34 km de orla urbana e ecossistemas importantes como manguezais, praias e dunas, a capital cearense tem implementado políticas inovadoras que equilibram crescimento econômico e preservação marinha.

Participantes
Figura histórica em Fortaleza, empossada em 2024 como Presidente da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultores Z-8, tornando-se a primeira mulher marisqueira a liderar a entidade em seus 104 anos de história.
Maria Cristina
Presidente da Colônia de Pescadores Z-8 de Fortaleza
Formada em Geografia e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, tendo trabalhado nos últimos 8 anos com programas de gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas para os setores público e privado de diferentes países. Trabalha em colaboração com municípios no Brasil e na América Latina, desenvolvendo capacitação para projetos de gestão de resíduos, envolvendo escolas, grandes geradores, empresas privadas e cidadãos.
Gabriela Otero
Líder do Movimento Blue Keeper e Economia Circular, Pacto Global Brasil
Engenheiro de Pesca e Administrador; MBA em Gestão Empresarial; Mestrado em Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura e Sustentabilidade e Mestrado em Administração e Controladoria, na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade. Doutorado em Engenharia de Pesca, com ênfase em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros. Pós Doutorado em Gestão dos Oceanos e da Terra. Com ampla experiência internacional, tendo realizado trabalhos em mais de 30 países.
Felipe Matias
Cientista Chefe de Economia Azul Estado do Ceará
Líder em sustentabilidade e economia azul, com atuação global na proteção dos oceanos e na transição para a economia circular. Foi diretor-geral da Voz dos Oceanos (2021–2023) e hoje integra conselhos e iniciativas como o Instituto Winds for Future, Sustainable Ventures, Circle Economy e Fórum Brasil Export, unindo ESG, finanças sustentáveis e inovação em prol da regeneração marinha.
João Eduardo Amaral
Líder em Sustentabilidade e Economia Azul
Professor titular no Labomar-UFC, especialista em recursos naturais marinhos e oceanografia biológica. Atua em estresse de populações bentônicas costeiras, ecologia e fisiologia de invertebrados, acoplamento bentônico-pelágico e conservação marinha. Coordena o projeto europeu OCEAN CITIZEN e a rede MAF WORLD-COST, voltados à restauração e proteção de habitats bentônicos, além de publicar livros e artigos científicos sobre o oceano.
Sérgio Rossi
Professor titular no Labomar-UFC, especializado em recursos naturais marinhos e oceanografia biológica
PAINEL 03 Do Global para o Local: Como as Cidades Podem Liderar a Transição com Financiamento Climático
Início 14h30
Descrição

Este painel discutirá o poder transformador das cidades na agenda climática global, explorando como os recursos financeiros internacionais podem ser acessados e direcionados para ações locais efetivas. Com mais de 70% das emissões globais vinculadas a áreas urbanas, os municípios são atores-chave na transição para uma economia de baixo carbono — mas enfrentam desafios como falta de capacitação, burocracia e desigualdade no acesso a fundos.

Participantes
Com mais de 25 anos de experiência no terceiro setor, liderou fundações, institutos e ONGs em estratégias organizacionais, captação de recursos e programas socioambientais. Foi Diretora Executiva do Instituto Humanize, atuou na Fundação Roberto Marinho, Rare Brasil, LARCI, Fundação Gordon e Betty Moore, WWF-Brasil, entre outros. Advogada, mestre em Gestão Ambiental e com formações em Direito Empresarial e Propriedade Intelectual, integra conselhos nacionais e internacionais e preside atualmente o Conselho do IEMA.
Georgia Pessoa
Pupa Consultoria
Especialista em Governança de grandes metrópoles pela Escola de Ciência Políticas de Paris - Sciences Po, tem uma rica experiência no setor da inovação, desenvolvimento urbano e financiamento sustentável. Desde 2021, representa o FMDV - Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades na América Latina e Caribe, apoiando a implementação de projetos para a catalisação e canalização de financiamento e recursos para transição urbana sustentável das cidades latino-americanas e caribenhas. Atua no desenvolvimento urbano sustentável e na promoção de novos modelos inclusivos e justos para se construir e financiar as cidades.
Gabriella Costa
Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades
Engenheiro Ambiental, pós-graduado em ESG & Impact e Mestre em Sustentabilidade Corporativa pela University of York (Reino Unido), com bolsa Chevening. Atua há mais de seis anos em finanças sustentáveis e climáticas, com experiência na mobilização de investimentos para a transição climática e prontidão institucional de governos subnacionais, modelagem de projetos de conservação e desenvolvimento de iniciativas de cooperação internacional em clima. É Diretor Executivo da BRASFI, consultor em projetos internacionais e professor de pós-graduação.
Leonardo Lima
Especialista em Finanças Climáticas - BRASFI
Com mais de 20 anos de experiência em mudanças climáticas e sustentabilidade, Daniela Ramirez é engenheira de Recursos Naturais Renováveis, mestre em Gestão Ambiental, membro do Comitê Técnico Consultivo EKOS (certificação de carbono e créditos de biodiversidade), atua como assessora sênior em mudanças climáticas no Nelson City Council. Participa de fóruns e comitês internacionais ligados a clima, saúde, habitação e biodiversidade, incluindo Nelson Tasman Climate Forum, Women4Climate (C40) e o Earthshot Prize.
Daniela Ramirez
Conselheira Sênior em Mudanças Climáticas na Câmara Municipal de Nelson | Te Kaunihera o Whakatū – Nova Zelândia
Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé (@pretozeze), é uma das maiores lideranças das favelas brasileiras. Cofundador da Central Única das Favelas (CUFA) e presidente da CUFA Rio de Janeiro, é um empreendedor de destaque, membro do conselho da Porto Seguro, colunista do jornal O Globo, curador do Prêmio da Música Brasileira, membro da bancada do programa Domingão com Huck, produtor artístico e musical, escritor e ativista. Filho de um casal de retirantes — mãe doméstica e pai pintor da construção civil —, foi criado na favela das Quadras, em Fortaleza (CE). Preto Zezé se consolidou como uma figura central nas causas sociais do país, atuando com protagonismo no debate sobre o racismo estrutural e sua conexão com a desigualdade social no Brasil.
Preto Zezé
Cofundador da CUFA e Presidente da CUFA RJ
PAINEL 04 Transição Energética Justa
Início 16h
Descrição

Fortaleza, a Terra do Sol, impulsiona diálogos sobre transição energética justa e sustentável e promove debates estratégicos para implementar uma transição energética socialmente inclusiva, economicamente viável e ambientalmente responsável, assegurando que os benefícios das energias renováveis cheguem a todos os segmentos da sociedade. Como arena nacional de discussão sobre hidrogênio verde e outras fontes renováveis, a cidade se consolida como protagonista nessa agenda. Com a participação do setor de energias limpas e diversos atores estratégicos, Fortaleza destaca a importância desse tema no contexto climático, especialmente em um ano marcado pela COP 30 no Brasil.

Participantes
Engenheira civil com mais de 20 anos de experiência internacional em projetos de infraestrutura e transportes, desenvolve iniciativas voltadas à sustentabilidade e à transição energética. Atua como Verificadora de Building Resilience, com ênfase na adaptação e no fortalecimento da resiliência de edificações e cidades frente aos desafios das mudanças climáticas.
Flavia Pelliccioni
Head de Operações de Infraestrutura e Mobilidade para a América Latina na RINA
Administradora, pós-graduada em Gestão Empresarial e atualmente mestranda em Energia, com foco em pesquisas sobre hidrogênio verde. Integra a equipe COP 30 da Enviada Especial para o setor de Energia, Elbia Gannoum, e atua como Gerente de Relacionamento com o Associado na ABEEólica, contribuindo para o fortalecimento do setor de energia eólica no Brasil.
Patrícia Lopes
Membro da equipe COP 30 da Elbia Gannoum, Enviada Especial para o setor de Energia
Analista de Planejamento e Gestão e Gerente de Planejamento Estratégico no IPPLAN, atua em projetos de planejamento urbano sustentável, com foco em adaptação e mitigação climática. Doutora em Engenharia Hidráulica e Ambiental (UFC), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária (IFCE). Especialista em Clima e Energia e Construções Sustentáveis, é vice-presidente do Comitê de Energias Renováveis de Fortaleza.
Dalila Menezes
Vice-presidente do Comitê de Energia de Fortaleza e Gerente de Planejamento Estratégico do IPPLAN
Engenheiro Mecânico e Eletricista e membro da Academia Cearense de Engenharia - ACE. Foi Presidente da Companhia Energética do Ceará – COELCE, Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselheiro de Administração da CHESF, Presidente da Agência Reguladora do Ceará – ARCE, Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará – CSRenováveis/CE. Nas diversas atividades exercidas sempre esteve ligado às energias renováveis, sendo um dos responsáveis pelas primeiras iniciativas de desenvolvimento das energias eólica e solar, e agora, do hidrogênio verde no Ceará.
Jurandir Picanço
Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC
Tem uma trajetória marcada por posições de liderança no setor energético e industrial. Como secretário executivo da indústria na SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, foi responsável pela atração de investimentos em energia, hidrogênio verde e setor industrial. Foi coordenador da Câmara de Energia no Consórcio de Governadores do Nordeste, e representante no Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA).
Joaquin Rolim
Gerente de desenvolvimento sustentável da FIEC
Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica, na área de concentração de Energia Eólica, pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Gustavo tem sólida experiência na área das energias renováveis, com mais de 25 anos de atuação neste mercado.
Gustavo Rodrigues
Diretor de Operações na Qair Brasil
Parceiros
Garanta a sua entrada no evento
Fazer minha inscrição gratuita
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal. Ao utilizar o Portal da Prefeitura você concorda com a política de privacidade e termos de uso. Termos de Uso Política de Privacidade Prosseguir